Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Turiaçu
O Comitê da bacia hidrográfica do Turiaçu surgiu por meio de um diagnostico situacional da cidade de Santa Helena, onde percebeu-se que se fazia necessária a visão macro de mecanismos para a gestão e gerenciamento de ações no referido rio, por se tratar de um bem que exibe muita exuberância e riquezas e essas articulações foram sendo feitas com a administração municipal e depois alcançou outros atores que tinham a visão de desenvolvimento sustentável de recursos hídricos.
Em 2017, nos escritórios da TV Difusora, o Sr. Marcio Mendonça e, o engenheiro ambiental Raimundo Jesus discutiram essa iniciativa, posteriormente levaram à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA na superintendência de Recursos Hídricos com os senhores Raimundo Medeiros (in memoria) e Daniel da Luz que repassaram as normativas para que a ideia fosse de fato respaldada por critérios técnicos e legais.
Posteriormente outros atores como a Sra. Thereza Cristina Castor (representante do Fórum da sociedade civil em comitês de bacias hidrográficas – Fonasc), teve um papel de suma importância para o desenvolvimento das ações, além dos demais que foram eleitos no dia do evento como uma comissão para se discutir a bacia hidrográfica do rio Turiaçu, outras pessoas contribuíram para esse momento Arnaldo Pessoa, Arias Nunes Barros, Fátima Cruz, Deusilene Caetano Nogueira Nunes, Nivaldo Luís Nogueira do instituto Pericumã, Alex Xavier, dona Fatima Cruz, depois outros atores foram inseridos, como a Associação Maranhense de Engenharia Ambiental – Amea, Comissão de Meio Ambiente da O.A.B. Subseção Pinheiro, Companhia de Saneamento ambiental do Maranhão – CAEMA o sr. Willame Policarpo da Cidade de Santa Luzia do Paruá, da Radio Tropical FM, mais detalhes na Resolução Conerh 068/2020.